Talvez o segundo maior pavor dos alunos de inglês e, muito provavelmente, o maior problema das pessoas que prestarão provas de proficiência é o Listening.
Nós costumamos dizer aos alunos que essa é a habilidade linguística que mais requer tempo para ser aprimorada e isso em muito se assemelha com o processo de aprendizado pelo qual passamos quando éramos miniaturas, ou seja, quando éramos bebês.
Ao remontarmos a compreensão de um bebê, podemos observar os seguintes períodos:
-
Entre 0 a 3 meses de idade:
Bebês captam os sons e, mesmo sem entender as palavras e os seus significados, se agarram a detalhes como entonação e expressões faciais para decodificar ou mesmo ter um guia do que ou de como responder e/ou interpretar.
-
Entre 3 e 6 meses de idade:
Os bebês começam a se agarrar a algumas palavras esparsas e se atêm a elas. Tais palavras pescadas já despertam um gatilho que guiam a sua compreensão do que lhe foi dito.
-
Entre 6 e 12 meses de idade:
Já conseguem decodificar frases, mesmo que curtas e simples e passam a reagir a elas de forma mais espontânea. É importante frisar que as frases devem ser o mais estruturalmente básicas e breves quanto possível para que possam ser compreendidas.
Se trocarmos a palavra “Bebê” por “Aluno” não precisaria mudar sequer uma palavra do texto, porque é exatamente a mesma coisa. E isso explica o porquê de o processo de Listening demorar tanto para ser internalizado ou mesmo naturalizado: estamos nos acostumando e nos agarrando ao que podemos para decodificar uma nova língua que estamos aprendendo. E essa será a segunda vez que passaremos por isso!
Quer dar um boost (agilizada) nesse processo?
Separamos aqui 4 dicas do quê e de como fazer:
Por quê?
É um site que traz notícias do mundo inteiro separadas por tópicos (História, Natureza…) e, o mais importante, separadas por níveis de dificuldade! Ah, e o mais legal: tem o texto escrito e lido, o que dá pra fazer uma atividade de prática muito boa!
Como usar:
Ao escolher a notícia que preferir no nível adequado, role a página até encontrar um player de vídeo. Terá alguém lendo a matéria escrita pra você! Você pode usar isso como atividade de tomar notas ou mesmo de transcrição e depois conferir se acertou ou errou com o texto escrito.
– Transcrição de Áudio
Por quê?
Já que falamos de transcrição, essa atividade ajuda em muito no desenvolvimento da compreensão e expansão de vocabulário e mesmo de apreensão de informação.
Como usar?
Fazer pelo menos 2 vezes o áudio é o mais indicado. Numa primeira passagem, pegue o gist, ou seja, a ideia geral do texto. Na segunda, tente pescar informações mais detalhadas e pormenores do texto. Se houver mais tentativas, tente sempre completar as lacunas que deixou na vez passada.
Por quê?
É muito difícil encontrar quem não goste de música, certo? E se uma música que você adora te ajudasse a desenvolver o seu listening? É aí que o Lyrics Training entra na nossa vida!
Como usar?
Escolha a música que quiser prestando atenção no nível de dificuldade que apresenta com as cores Verde (fácil), Laranja (médio), Vermelho (difícil). Ao clicar, você poderá decidir entre o formato de Escrita (em que você escreve a palavra que foi dita pelo cantor) ou de Múltipla Escolha (você escolhe entre quatro opções). Além de divertido, é muito bom para praticar!
Por quê?
Já se o seu interesse em desenvolver o seu Listening é totalmente focado na área acadêmica, que tal já esterçar nessa direção? O Ted Talks apresenta centtenas de palestras de cunho acadêmico de diversas áreas com legendas e com transcrições.
Como usar?
Como dito anteriormente, o maior tchãn do Ted Talks é lance de ter legendas e transcrições, porque enquanto o vídeo rola, você pode acompanhar as palavras e expressões que estão sendo ditas ficando ressaltadas e você pode acompanhar uma a uma.
E se você precisa melhorar para o TOEFL, por exemplo, você pode contar com as dicas acima e pode também acessar o seguinte Canal do YouTube que traz material idêntico ao da prova:
E aí, bora tentar?
Caso queira uma mãozinha extra para desenvolver essas habilidades, que tal falar com a gente? A Plano A Cursos Online pode desenhar um curso especialmente pra você! Clica aqui que a gente senta e conversa!