Intercâmbio: vale investir em agências ou ir por conta?

01 de Junho, 17H07

Se você já escolheu que quer fazer um intercâmbio, a primeira dúvida que te surgiu foi “como?”. Seria melhor pagar uma agência de intercâmbio e deixar tudo na mão deles ou chamar a responsabilidade no peito e pesquisar tudo sozinho?

Contratando uma agência

Esse é o jeito mais simples de planejar um intercâmbio: você escolhe a agência de sua preferência e voilà

Ana Elena Botta Netto, diretora da Ci Intercâmbio e Viagem ,diz que há dois tipos principais de pessoas que procuram agências de intercâmbio: aquelas que estão perdidas e precisam de ajuda para definir melhor como será a viagem; e também aquelas que querem evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Segundo Ana Elena, “quando você vai por uma agência, parece que sai mais caro, mas você acaba economizando, porque fazer alguma besteira durante o planejamento ou mesmo durante o intercâmbio pode custar muito dinheiro”.

Aliás, isso se mostrou bem verdade durante a Pandemia. Diversas escolas de idiomas para intercambistas fecharam permanentemente durante os anos de 2020 e 2021. Além disso, empresas aéreas cancelaram diversos voos sem informar quando (ou se) devolveriam o dinheiro aos passageiros. Quando esse tipo de coisa acontece, a agência é responsável por resolver isso para você.

Ana Elena também conta que, por trabalhar na área há muitos anos, ela consegue dar dicas de como aproveitar ainda mais sua viagem, escolhendo o melhor tipo de visto, por exemplo.

Indo por conta

Precisamos concordar que hoje em dia é muito fácil organizar uma viagem sem sair de casa; você encontra na Internet todas as informações necessárias, além de diversos relatos de outros intercambistas. Muitas pessoas optam por esse caminho por ele ser, inicialmente, mais barato do que uma agência. 

Porém, caso você escolha esse formato, saiba que você vai precisar investir muitas horas em pesquisa e verificação de informações para não cair em furadas. Além disso, quando você vai por conta, estará absolutamente sozinho pra tudo. Parece óbvio, eu sei, mas é importante pensar nisso antes de tomar sua decisão.

Ninguém quer passar perrengue fora do país, mas imprevistos acontecem, e se você for de maneira independente, precisa avaliar os riscos e ter uma reserva de emergência para o que pode acontecer.

Então o que é melhor, contratar uma agência ou viajar por conta?

As duas opções têm seus prós e contras, por isso sugerimos que você considere o SEU perfil antes de mais nada. Você é uma pessoa aventureira ou você prefere a segurança? Caso algo dê errado, você vai saber se virar sozinho? Você tem tempo para fazer todo o planejamento? 

Aliás, uma coisa muito importante para qualquer viagem internacional é saber falar inglês, mesmo que o país para onde vai tenha outra língua como idioma oficial. Você está pronto para viajar e speakar por aí? Se precisar daquela ajuda para praticar, entre em contato com a Plano A para mais informações sobre cursos de inglês para as suas necessidades!