Morar fora é um diferencial para o mercado de trabalho?

12 de Abril, 18H16

Uma viagem para fora do país, dependendo do propósito e do destino escolhido, agrega pontos ao seu currículo e pode revelar muito mais sobre a sua personalidade e preferências do que se você simplesmente as dissesse durante a entrevista.

De acordo com o relatório (QS Global Employer Survey Report) gerado pela empresa QS, autoridade no assunto, há uma chance maior de que você seja contratado pelos 5 principais motivos:

Contato/Experiência com o polo de sua área

Suponhamos que você seja um Engenheiro. Sua viagem para Orlando em pouco agregará, certo? Quando dizemos “polo de sua área” nos referimos, nesse caso para os engenheiros, à Alemanha, por exemplo.  A finalidade e a duração da viagem também agregam muito!
De acordo com a The Frontiers Journal: The Interdisciplinary Journal of Study Abroad, o turismo acadêmico agrega em muito na sua experiência profissional e pessoal conferindo ao viajante contato com a profissão (promovendo, além de tudo, networking) e com a cultura e língua locais.

Criatividade e Facilidade em “Pensar fora da caixa”

É fato que contar somente com o seu país, cultura e condições de trabalho e estudos lhe trarão experiência e o contato necessários com a sua área, porém também é fato que conhecer outros países e todo esse conjunto cultural que mencionamos anteriormente lhe trará algo de novo, um diferencial.
Você com certeza já esteve em contato ou pelo menos já ouviu falar ou assistiu algo que mostra pessoas de outros países contando com recursos dos quais não dispomos por aqui, maneiras diferentes e inovadoras de solucionar problemas ou mesmo de fazer o mesmo trabalho que você desenvolve por aqui. É disso que estamos falando!
Morar fora faz com que você retorne com essa bagagem.

Expansão dos seus horizontes pessoais e profissionais

Em 2014 na Universidade de Pequim, a então primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama disse aos alunos:

“Estudar fora não é só divertido como tem rapidamente se tornado essencial para ser bem sucedido na economia global atual uma vez que ter vantagem no mercado de trabalho, atualmente, não se resume a apresentar boas notas que tirou, apesar de ser importante. É também uma questão de ter tido experiências reais e relevantes com mundo para além das fronteiras. É ter contato com línguas, culturas e sociedades completamente diferente das nossas próprias”. OBAMA, Michelle (2014).   

Aprimoramento/Aquisição de uma língua estrangeira

O método de imersão linguística é comprovadamente um dos métodos mais eficazes na aquisição e lapidação de um novo idioma. Este método consiste em estar literalmente imerso no idioma e em seus traços culturais inerentes de forma que não haja escapatória a não ser falar (ou pelo menos se arriscar).

Não há somente uma técnica de imersão, porém uma delas contempla em passar um período de tempo num país que fala aquela língua. No mercado de trabalho isso é muito valorizado pela flexibilidade que isso gera: o empregador sabe que poderá contar com você no que exigir aquele idioma ou conhecimento cultural que você adquiriu na sua estadia.

De acordo com a revista Exame, somente 3% da população brasileira pode ser considerada proficiente na língua inglesa e, de acordo com a ferramenta online de busca de empregos Catho, falar inglês pode ajudar que você receba pelo menos 20% a mais (dependendo do cargo assumido, essa esse percentual pode chegar a 61%!).

Pense em como essa experiência linguística seria, com o perdão do trocadilho, enriquecedora.

Desenvoltura para trabalhos em equipe

Como já dizia a música: “É impossível ser bem sucedido sozinho”. Ou seria “feliz”? Tanto faz, nesse caso:

De acordo com um artigo publicado na revista Forbes, trabalhar sozinho aumenta as chances de frustração, caso algo dê errado, além de aumentar os níveis de stress e de descontentamento no ambiente de trabalho.

Sair do país e se aventurar numa nova realidade com certeza exigirá que você conte com a ajuda ou até mesmo trabalho em conjunto com outras pessoas. Dependerá de você estar aberto para desenvolver ou mesmo afinar os seus teamwork skills.

Então, voltando à pergunta que propusemos logo no começo, sim! Morar fora faz (muita) diferença para o mercado de trabalho.
Mas e aí? Você sabe como montar seu CV em inglês para conseguir aquela vaga dos sonhos no Polo da sua área?
Não?! Sem problemas, a Plano A Cursos Online desenvolveu esse guia pra te ajudar. Clique aqui

Fontes:

http://www.iu.qs.com/employer-survey-responses/

https://www.topuniversities.com/student-info/studying-abroad/studying-abroad-benefits

https://obamawhitehouse.archives.gov/the-press-office/2014/03/22/remarks-first-lady-stanford-center-peking-university

https://www.forbes.com/sites/quora/2013/01/23/why-and-where-is-teamwork-important/#3c1cb225287a

https://www.catho.com.br/salario/action/artigos/O_dominio_de_outro_idioma_mais_que_um_atributo_pessoal.php

Fonte: Testando legenda de imagem