O que você sabe sobre o 4th of July?

04 de Julho, 08H59

Vocês, assim como eu, também ficam meio parados na ideia de que os EUA tiveram que se libertar de um outro país, porque eles eram uma colônia assim como nós éramos dos portugueses? Loucura, né?!

Pois bem, no ano de 1776 foi iniciado o processo de independência dos Estados Unidos e eu digo “processo de independência”, porque houve bastante coisa aí no meio como a famosa Guerra dos Sete Anos e outras batalhas e desacordos que viriam de fato a culminar no fatídico desatar de laços entre os americanos e os britânicos.

Os americanos lutaram bravamente para sair do status de 13 colônias até se tornar os Estados Unidos da América que conhecemos hoje, porém algumas tradições foram mantidas intactas por anos e anos para celebrar esse fato tão importante para um povo. 

Agora nós da Plano A temos uma perguntinha pra você: O que você sabe sobre a Independência dos Estados Unidos?

Nós resolvemos trazer algumas curiosidades sobre essa data tão importante para o povo americano e que define tanto sobre sua identidade e cultura: 

  • Motivou a Confecção da Bandeira

Concentre-se e imagine a bandeira americana. Beleza? Ok, quantas listras tem nela? 

Se você acertou o número (13), você sabia que esse número representa as 13 colônias nas quais o país antes era dividido? É uma forma de prestar uma homenagem às origens do país mesmo antes de ser independente (já que depois da independência, unificou-se num só país).

Ah, e uma curiosidade extra: uma das primeiras versões da bandeira dos Estados Unidos (aquela confeccionada por Betsy Ross) tinha as estrelas organizadas em um círculo e não em fileiras como atualmente para simbolizar a igualdade entre as colônias.

  • Definiu o animal nacional:

Aqui no Brasil, o animal escolhido para representar a nossa nação é o Sabiá-laranjeira (o que já foi uma descoberta por si só, não é mesmo?!), já nos Estados Unidos, depois da Declaração da Independência, um animal muito presente na cultura e na culinária deles, em grande parte por conta do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), é o peru e Benjamin Franklin acreditou que seria uma boa ideia declará-lo como animal nacional. No entanto, Thomas Jefferson interveio dizendo que o animal nada de imponente tinha indicando, então, o, até hoje símbolo da nação americana, águia-de-cabeça-branca ou mais conhecida como águia americana (bald eagle).

  • Desde as cores a vestir, até a comida e aonde ir!

O tópico “liberdade” é tão importante para os americanos que não é pra menos que eles comemorem intensamente o dia em que eles se tornaram livres da metrópole inglesa, certo?

E tradição é tradição aqui: eles sabem exatamente o que vão comer, vestir e até para onde irão nesse dia.

Eles vão necessariamente fazer um típico churrasco americano (com hot dogs e hambúrgueres), vão vestir as cores da bandeira em tudo o que usarem nesse dia e irão com suas famílias para um lago ou para algum lugar aberto para poder acompanhar os tradicionais fogos de artifício que rolam toda vez! Interessante, não?

  • Além das fronteiras do país!

Que os Estados Unidos um país enorme, a gente já sabe, e as celebrações ocorrem de ponta a ponta. Isso, por si só, já seria impressionante e patriótico o suficiente. Mas e se a gente disser que a Dinamarca também comemora a Independência Americana? Pois é, meus caros, os dinamarqueses também demonstram todo seu respeito e carinho pelos americanos!

“Oxi, mas o que tem a ver?”

Bom, a explicação é simples: em 1912 um grupo de dinamarqueses-americanos compraram um lote de terra extenso na Dinamarca e o cederam ao rei com a condição de que aquelas terras permanecessem intactas e sempre disponíveis para o público, principalmente para a celebração da independência americana! E assim foi feito!

É a maior celebração pró-independência fora dos Estados Unidos!

E aí, curtiu aprender um pouquinho mais sobre esse feriado sobre o qual tanto se fala, mas pouco se sabe? 

Sabia que além de inglês, a Plano A traz detalhes de história para a aula para criar ainda mais pano de fundo e significância para o que ensinamos em aula? 

Gostaria de aprender inglês de uma forma diferente e já aprendendo um pouco mais sobre uma cultura diferente?

Entre em contato com a gente e conheça nossas opções!