Você já deve ter ouvido alguém falar que conseguiu falar muito bem em inglês depois de tomar umas. Mas será que isso é verdade?
Precisamos considerar que a pessoa que bebeu um pouco e acha que falou bem não é o narrador mais confiável do mundo; então o que é que a ciência diz?
Pode parecer inacreditável, mas sim, existem pesquisadores que estão engajados em descobrir se a galera fala melhor um idioma estrangeiro depois de alguns goles.
Um estudo publicado pelo Journal of Psychopharmacology investigou se o álcool de fato melhora a habilidade de se falar uma língua estrangeira. Para esse teste, foram convidados cinquenta alemães que falam holandês como língua estrangeira; todos apresentavam um nível similar de conhecimento do idioma. Eles foram divididos em dois grupos; Um grupo ingeriu álcool e o outro não.
Sobre o estudo
Os participantes interagiram em algumas conversas antes e depois de terem ingerido álcool ou placebo. Essas conversas foram gravadas e depois analisadas por falantes nativos de holandês. Tanto os falantes nativos quanto os próprios participantes deram notas para o desempenho linguístico em cada conversa.
Resultado
Acredite você ou não, mas o estudo de fato comprovou uma melhora no desempenho do grupo que bebeu álcool. E essa melhora foi observada tanto pelos próprios participantes quanto pelos observadores.
Mas antes de você virar aquela garrafa de vodka da geladeira, vale pontuar que a quantidade de álcool ingerida durante o experimento foi pequena, apenas um drink (250ml). Mais do que isso pode causar justamente o efeito oposto: piorar sua pronúncia, além de, claro, te embebedar.
Mas pra você que precisa estar sóbrio e ainda assim precisa falar inglês, existe a Plano A! Conheça nossas soluções e entre em contato com a gente!