Como descrever seu inglês no currículo

04 de Janeiro, 17H42

Na hora de revisar o CV, sempre fica aquela dúvida de como descrever os seus conhecimentos de línguas estrangeiras, por isso montamos esse guia com algumas sugestões pra você.

Mas antes de começarmos, siga essa dica valiosa: nunca, jamais, minta na descrição das suas habilidades. Isso só vai fazer você perder seu tempo com processos seletivos e dinâmicas em empresas nas quais você não vai conseguir entrar pela falta de algo que eles precisam.

Quais as opções para descrever meu nível de inglês no CV?

Há diversas formas para descrever seus conhecimentos de inglês no currículo, mas optei por destacar três delas:

  • Descrição simples (básico, intermediário, avançado, fluente);
  • Descrição segundo o Quadro Europeu (A1, A2, B1, B2, C1, C2)
  • Descrição por habilidade (fala bem, escreve muito bem, lê razoavelmente…)

Quando usar a descrição simples?

Caso você esteja aplicando para uma vaga em empresas brasileiras e a vaga seja no Brasil, essa informação já será suficiente.

Porém, vale dizer que essa descrição pode dizer muito pouco dos seus conhecimentos, uma vez que esses termos são usados sem muito critério. Para ler mais sobre esse assunto, clique aqui. 

Ah, e vale lembrar: nunca, em hipótese alguma, descreva seus conhecimentos em língua estrangeira como “inglês nativo”.

Como descrever o seu nível de inglês no currículo segundo o Quadro Europeu?

O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFr) divide as habilidades linguísticas em seis níveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2) sendo que o último nível pouquíssimos falantes possuem. Em resumo, a definição de cada nível ficaria assim:

  • A1 (Falante iniciante) – Consegue se apresentar, falar coisas simples sobre si mesmo. Entende frases simples e faladas de forma lenta.
  • A2 (Falante básico) – Consegue falar sobre si e sobre outras pessoas e coisas do dia-a-dia. Entende frases isoladas e expressões frequentes e consegue descrever coisas de forma simples.
  • B1 (Falante intermediário) – Compreende a ideia geral de diversas situações desde que seja usada uma linguagem clara e sem gírias ou sotaques diferentes. Essa é a fase do “se vira”; a pessoa consegue falar sobre diversos assuntos mas ainda com vocabulário limitado, ou seja, ela se vira.
  • B2 (Falante independente) – Se comunica sem dificuldade em situações do dia-a-dia e compreende as ideias principais de textos complexos. Consegue explicar seu ponto de vista de forma clara sobre diversos temas.
  • C1 (Falante proficiente) – É o que eu chamo de “nível nativo”; consegue compreender diversos textos longos e complexos. Consegue se comunicar em contextos sociais, acadêmicos e profissionais e falar sobre temas complexos, dando argumentos de forma clara e estruturada.
  • C2 (Domínio pleno) – É o que eu chamo de “melhor que um nativo”. O falante é capaz de compreender tudo o que ouve ou lê e é capaz de se expressar usando estruturas e vocabulário avançado (se você sabe usar “indelével” ou “exangue” em português, parabéns! Seu nível é C2).

E aí, qual desses níveis se encaixa melhor com seus conhecimentos de inglês?

Como descrever o seu nível de inglês no currículo por habilidade?

Esse formato é o menos comum dentre os três que estamos discutindo, porém é muito útil se a vaga exigir que você use inglês de maneira recorrente. Nesse tipo de descrição, você vai falar sobre cada habilidade de maneira distinta, e vai atribuir uma “nota” a cada uma delas:

  • Habilidade – Fala / Ouve / Lê / Escreve
  • Nota – Mal / Razoavelmente / Bem / Muito bem

Independentemente de qual forma você opte para descrever seus conhecimentos no idioma, lembre-se de dar a maior quantidade de informações possível para o recrutador poder entender melhor seu nível. Mencione cursos e certificados na área.

Além disso, vale dizer que o inglês se tornou a língua padrão no mundo dos negócios e, caso você ainda precise aprimorar seus conhecimentos, comece o quanto antes! Não corra o risco de perder seu emprego dos sonhos pela falta de inglês, hein!

Mas calma que a Plano A está aqui pra te ajudar! Entre em contato com a gente para um orçamento de aulas personalizadas para as suas necessidades.