O processo de memorização se dá de duas formas: através da emoção ou da repetição.
Talvez você já tenha passado pelo processo de memorização pela emoção. Pense no seguinte cenário: você está na sala de aula contando uma história, usa uma palavra errada e um colega ri do seu erro. Você sente tanta vergonha que automaticamente memoriza o acontecimento e nunca mais erra aquela palavra.
O aprendizado pela emoção não precisa ser necessariamente apenas com experiências ruins. Quem já fez algum intercâmbio lembra de várias palavras que aprendeu através de alguma experiência muito legal e consegue lembrar exatamente o que estava fazendo quando viu aquela palavra pela primeira vez.
Mas você não precisa esperar esses momentos para aprender, pois há outro caminho, a repetição espaçada. A ideia é revisitar o conteúdo de tempos em tempos, de modo que você consiga gravar essa informação nova no seu subconsciente.
Há diversos sites e aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. Um site muito bom para isso é o Quizlet.
No Quizlet você pode criar cartões com as informações que se quer aprender, e pode também marcar com uma estrela os cartões que ainda tem dificuldade e precisa focar mais.
Aliás, se quiser ainda mais recursos, já escrevemos um texto muito legal com 6 dicas para aumentar seu vocabulário!
Espero que essas dicas te ajudem a acelerar seu aprendizado em língua inglesa! E se você tiver interesse em encontrar um professor para te levar ainda mais longe, entre em contato com a Plano A!
Vá além:
6 dicas para aumentar seu vocabulário
Como definir metas de estudos
Método Cornell
Pirâmide de William Glasser ou cone de aprendizagem
Técnica da repetição espaçada ou Fenômeno da Reminiscência