Você que é do meio corporativo (ou que aspira a ele) já deve ter se deparado com essas siglas todas e até mais, não é mesmo?
As siglas CEO, CFO, CIO, CMO, COO e CCO descrevem todas um cargo dentro de uma empresa. Cada um com sua particularidade, claro.
Mas antes de explicar de fato o que elas representam, vamos a uma explicação de uma pergunta que você já deve ter se feito: Mas POR QUE esses cargos não são mantidos em português, sendo que há uma explicação para essas funções no português?
Basicamente é por uma questão de padronização: ao manter em inglês, empresas mantêm um padrão do que esperar de certos cargos. Nem mais, nem menos funções: um CEO tem atribuições fixas em qualquer empresa.
Mas agora sem mais delongas, o que significam essas siglas o que cada um desses cargos faz?
CEO – Chief Executive Officer
O mais comum entre eles é basicamente o Diretor Executivo da empresa. É por essa pessoa que as tomadas de decisão são feitas nos setores administrativos e de gestão dentro da empresa. É comum em algumas empresas que o CEO seja também o seu fundador, mas não fica restrito a tal.
CFO – Chief Financial Officer
Também conhecido como Diretor Financeiro da empresa, essa pessoa é responsável pelas decisões, transações e investimentos que são ou serão feitos pela empresa. Além disso, um CFO também tem que estar à par dos potenciais riscos que se acercam da empresa a fim de contorná-los e ainda ser capaz de aumentar a receita da empresa.
CMO – Chief Marketing Officer
O Diretor de Marketing de uma empresa é basicamente responsável pelo desenvolvimento, gestão, acompanhamento e análise dos produtos da empresa de um ponto de vista de divulgação e estratégico para que a marca, bem como o produto ou serviço seja cada vez mais difundido e divulgado nas mídias nas quais a empresa estiver inserida aos olhos do cliente e da concorrência.
CCO – Chief Communications Officer
Enquanto o CMO cuida da imagem da empresa perante o cliente e a concorrência, o Diretor de Comunicações fica responsável por como a empresa parece e soa para o público geral. Basicamente, o CCO ( ou o PRO – Public Relations Officer) é responsável pela imagem da empresa de uma forma geral perante o grande público.
CIO – Chief Information Officer
O Diretor de Tecnologia da Informação fica incumbido de estar à frente das ferramentas voltadas para TI. Atualmente, com a quantidade de dados com a qual trabalhamos, e entregamos a empresas, é importante que elas ofereçam um ambiente seguro para que os clientes tenham uma experiência de uso/consumo tranquila e o CIO garante que a empresa conta com o que há de mais novo e seguro nesse sentido.
COO – Chief Operation Officer
A pessoa responsável pela linha de produção da empresa, bem como o próprio CEO, é o Diretor de Operações. Sendo este o último cargo diretamente subordinado ao CEO, é responsável por garantir que as operações corram de acordo com que é estrategicamente arquitetado na empresa.
E aí, deu pra dar uma esclarecida sobre essas siglas e o que cada um desses cargos faz?
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Fernanda, professora de inglês, tradutora, revisora e intérprete, mas acima de tudo adoradora da deusa Madonna (amém!) e mãe da Pantera. Nascida em 92 em São Paulo é apaixonada por outras línguas, culturas e ainda mais apaixonada por ensinar e fazer pontes entre culturas.