CEO, CFO, CCO… O que significam essas siglas corporativas?

12 de Março, 23H12

Você que é do meio corporativo (ou que aspira a ele) já deve ter se deparado com essas siglas todas e até mais, não é mesmo?

As siglas CEO, CFO, CIO, CMO, COO e CCO descrevem todas um cargo dentro de uma empresa. Cada um com sua particularidade, claro.

Mas antes de explicar de fato o que elas representam, vamos a uma explicação de uma pergunta que você já deve ter se feito: Mas POR QUE esses cargos não são mantidos em português, sendo que há uma explicação para essas funções no português?

Basicamente é por uma questão de padronização: ao manter em inglês, empresas mantêm um padrão do que esperar de certos cargos. Nem mais, nem menos funções: um CEO tem atribuições fixas em qualquer empresa.

Mas agora sem mais delongas, o que significam essas siglas o que cada um desses cargos faz?


CEO –
Chief Executive Officer

O mais comum entre eles é basicamente o Diretor Executivo da empresa. É por essa pessoa que as tomadas de decisão são feitas nos setores administrativos e de gestão dentro da empresa. É comum em algumas empresas que o CEO seja também o seu fundador, mas não fica restrito a tal.

Elon Musk - CEO da Tesla

CFO – Chief Financial Officer

Também conhecido como Diretor Financeiro da empresa, essa pessoa é responsável pelas decisões, transações e investimentos que são ou serão feitos pela empresa. Além disso, um CFO também tem que estar à par dos potenciais riscos que se acercam da empresa a fim de contorná-los e ainda ser capaz de aumentar a receita da empresa.

Luca Maestri - CFO da Apple

CMO – Chief Marketing Officer

O Diretor de Marketing de uma empresa é basicamente responsável pelo desenvolvimento, gestão, acompanhamento e análise dos produtos da empresa de um ponto de vista de divulgação e estratégico para que a marca, bem como o produto ou serviço seja cada vez mais difundido e divulgado nas mídias nas quais a empresa estiver inserida aos olhos do cliente e da concorrência.

Ann Lewnes - CMO da Adobe

CCO – Chief Communications Officer

Enquanto o CMO cuida da imagem da empresa perante o cliente e a concorrência, o Diretor de Comunicações fica responsável por como a empresa parece e soa para o público geral. Basicamente, o CCO ( ou o PRO – Public Relations Officer) é responsável pela imagem da empresa de uma forma geral perante o grande público.

Jan Runau - CCO da Adidas

CIO – Chief Information Officer

O Diretor de Tecnologia da Informação fica incumbido de estar à frente das ferramentas voltadas para TI. Atualmente, com a quantidade de dados com a qual trabalhamos, e entregamos a empresas, é importante que elas ofereçam um ambiente seguro para que os clientes tenham uma experiência de uso/consumo tranquila e o CIO garante que a empresa conta com o que há de mais novo e seguro nesse sentido.

Archana Deskus - CIO da Intel

COO – Chief Operation Officer

A pessoa responsável pela linha de produção da empresa, bem como o próprio CEO, é o Diretor de Operações. Sendo este o último cargo diretamente subordinado ao CEO, é responsável por garantir que as operações corram de acordo com que é estrategicamente arquitetado na empresa.

Sheryl Sandberg - COO do Facebook

E aí, deu pra dar uma esclarecida sobre essas siglas e o que cada um desses cargos faz?

Você sabia que a Plano A monta cursos especialmente moldados para a sua necessidade? Se você precisa aprender inglês para negócios (Business English) ou para a vida, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções e pacotes!

Nosso objetivo é abrir caminhos pra você conquistar o seu sonho!