Uma crítica muito comum de quem está estudando um novo idioma é a dificuldade que sentem em expandir o vocabulário. Aposto que você já deve ter ouvido sugestões do tipo: assista a filmes e séries, ouça música…. Mas será que isso funciona mesmo?
Se você quer formas rápidas de construir vocabulário, anote essas dicas que preparamos para você.
1 – Um lugar para chamar de seu
Evite anotar palavras em lugares variados. Escolha um lugar e anote todo o vocabulário que aprender ali. Dessa forma, você consegue criar um sistema confiável e sempre que precisar de alguma informação e ela não estiver registrada ali, você sabe que não anotou (sem precisar passar os próximos 30 minutos vasculhando papéis nas gavetas da sua casa).
2 – Tilibra rainha, o resto nadinha
Ferramentas online são muito práticas e ajudam bastante no aprendizado de idiomas, mas se você quiser acelerar ainda mais a absorção de informações, deixe a tecnologia de lado. Estudos demonstram que escrever é mais efetivo que digitar quando se trata de reter informações. Ao usar um teclado, processamos as informações de maneira mais superficial do que quando usamos papel e caneta.
3 – O essencial é visível aos olhos
Tudo bem pesquisar para saber o que significam, mas não queira anotar tooodas as palavras que aparecerem na sua frente. Vamos concordar, quantas vezes na vida você acha que vai usar as palavras “inexoravelmente” ou “admoesta”? Pois é, então não precisa saber em inglês.
4 – Mais do que amigas, friends
Especialmente quando somos iniciantes em inglês, precisamos traduzir as palavras para conseguirmos entender. Tudo bem! Mas não se prenda somente a isso. Use sinônimos, antônimos ou escreva frases de exemplo. Dessa forma seu aprendizado será muito mais rico e consistente.
5 – Beba de várias fontes
Ler, seguir perfis ou páginas nas redes sociais, assistir a filmes, prestar atenção à outra pessoa quando estiver conversando com alguém…tudo isso ajuda muito a aprender palavras novas a longo prazo. Se você não quiser esperar alguns anos até começar a ver alguma melhora, faça tudo isso só que de forma ativa. Repita todas as palavras novas para você se acostumar com a pronúncia. Anote o que não entendeu e busque o significado dessas palavras. E lembre-se, quanto mais contato com o idioma, melhor!
6 – Ação!
Suponho que você esteja querendo ampliar o seu vocabulário para….usá-lo. Então nem pense em deixar todo esse vocabulário lindo que você compilou somente dentro do caderno. Encontre pessoas que falem o idioma e pratique, coloque o seu conhecimento em ação. E não se preocupe em errar; se a outra pessoa não entender, ela vai te avisar e talvez até te corrigir. Muitas pessoas têm vergonha justamente dos erros que podem cometer, mas eles são a melhor forma de se aprimorar algo. Mozart, Leonardo da Vinci, Aristóteles, Usain Bolt….todas as pessoas brilhantes nas suas especialidades já foram novatas um dia e cometeram muitos erros pelo caminho.
Independentemente do seu nível atual de inglês, incorporar uma ou mais dessas dicas na sua rotina de estudos vai ajudar muito.
E para te ajudar ainda mais, quero propor um desafio!
Durante todos os dias nesse próximo mês, escolha uma (só uma!!!) palavra nova em inglês por dia e tente usá-la de diversas formas, em vários contextos. Faça uma lista das palavras que escolher e, ao final do mês, veja quantas dessas palavras você conseguiu memorizar o significado.
E ai, bora?
Caso você precise daquela ajuda extra para tirar suas dúvidas ou te ajudar na conversação, entre em contato com a Plano A.