Como aprender inglês com séries?

27 de Agosto, 14H16

Olha, é bem verdade que todo contato que temos com o idioma promove aquisição. Umas mais que outras, mas a aquisição, por mais que tenha sido de somente uma palavrinha, é quase garantida.

“Ué, mas por que quase?” você se pergunta. 

E nós te respondemos: Porque depende muito de como você está se propondo a assistir!

Isso mesmo: depende da sua estratégia na hora de assistir a um seriado (ou filme, ou ao que for).

Mas quais são essas estratégias? Elas funcionam sempre? E pra todo mundo? Como eu posso aplicá-las de forma mais natural, sem parecer que eu estou de fato estudando?

Pois bem, meus caros, aqui você encontrará algumas dicas que você pode começar a aplicar hoje mesmo, então prepare seu bloquinho de notas e o controle, porque o “tu-dun” do Netflix vai ganhar uma nova roupagem!

 

1) Tenha uma meta ao assistir

Parece uma dica vaga, mas ao se propor assistir alguma coisa, por que não ter um objetivo claro (e alcançável, claro) até o final daquele episódio?

Um exemplo de meta é: Até o final do episódio, pegar pelo menos três novas expressões.

E, contando com legendas, você se atenta a atingir aquele objetivo.

Ah, e o mais legal é que você pode bater essa meta e então começar a assistir ao seriado do jeito que preferir.

Ah, e vale lembrar que “pegar três expressões” representa “anotar em algum lugar que você possa voltar depois e praticar”. Caso não o faça, sua memória dificilmente guardará as expressões com tanta qualidade como o faria caso você tivesse anotado e ainda deixado um exemplinho.

 

2) Repita os nativos

Eu duvido que você já não tenha passado por alguma cena de um seriado ou filme, ouviu alguma expressão e tentou repetir! DUVIDO!

E gente, mesmo que na brincadeira isso promove um bem danado: estamos afinando o nosso ouvido para a identificação e sons do outro idioma e estamos, ainda por cima, treinando a nossa pronúncia!

Ao assistir então, garanta que você repita algumas palavras ou expressões para que elas passem a compor o seu repertório de “novos sons”.

 

3) Use o “Language Learning with Netflix”

Essa é uma extensão do Google Chrome que permite que você insira as legendas em inglês e que você possa clicar em cima das palavras que não conhece para ter o significado/tradução na hora! Se liga:

Essa extensão com certeza é um achado por vários motivos, mas o principal é por permitir que você faça essa pesquisa de vocabulário muito mais fácil sem ter que necessariamente parar, anotar, procurar o sentido num dicionário online e por aí vai.

Para encontrar essa extensão incrível, clique aqui. É importante lembrar que essa extensão é somente para Google Chrome!

 

4) Evite seriados “complexos”

Caso você seja iniciante ou esteja nos níveis mais básicos do inglês, nada de pegar um seriado de época ou com terminologia muito específica como de advogados, detetives ou médicos. Os jargões que eles usam farão com que você fique frustrado na tentativa de pegar algo que possa lhe servir.

Sendo o seu nível no máximo intermediário (ou seja, B1) (se não souber seu nível de inglês, clique aqui) invista em sitcoms como é o caso de “Friends” e “How I Met Your Mother”.

Ah, e é bom lembrar que o país de produção do seriado também é relevante, porque temos tendência a estar mais acostumado com um sotaque do que com outros e isso pode fazer com que sua aquisição por meio de Listening não seja assim tão alta como poderia ser.

 

5) Recordar é viver!

Às vezes na tentativa de usar os seriados ao nosso favor para aprender inglês, acabamos nos distraindo com o enredo bombástico da série e deixamos o objetivo de aprender inglês por meio de séries de lado (às vezes, “pra trás”).

Uma boa dica então é re-assistir alguns agora prestando atenção no quê (e em como) é dito no seriado. Obviamente, isso é porque você já conhece a história e a chance de se distrair por conta disso será menor.

Visite aquele seu seriado cativo e use-o para aprender inglês. Garanto que o aprendizado será muito maior!


E aí, bora colocar essas dicas em prática?

Ponha a pipoca pra estourar que sua próxima aula de inglês está a um “Play” de distância!