Uma das habilidades mais desejadas e talvez mais difíceis de aprimorar. Também conhecida como conversação, a habilidade de speaking requer muito conhecimento e agilidade.
Neste texto reunimos algumas dicas para você começar a melhorar sua fala em inglês hoje.
Ouça. Muito.
É claro que para você falar melhor, você precisa falar! Mas para isso precisa ter referências. Você conhece alguém que aprendeu inglês jogando videogame ou assistindo séries? É porque essas pessoas ficaram expostas a uma nova língua durante muito tempo e aos poucos foram absorvendo o vocabulário que ouviam.
Conecte
Em todas as línguas, as palavras não são pronunciadas em blocos únicos; para maior fluidez, tendemos a conectar sons. Em inglês há uma regra básica: se uma palavra que termina com som de consoante e a palavra seguinte começa com som de vogal é possível pronunciá-las como uma só.
Exemplo:“This is an interesting movie” fica “thisisaninteresting movie”.
Repita sons e não palavras
Exatamente por conta do motivo das conexões que acabamos de discutir, quando você ouvir uma palavra ou expressão novas, repita o som que você ouve em voz alta muitas vezes. Dessa forma você treina o seu aparelho fonador e exercita a sua memória. Da próxima vez que for conversar com alguém, tente utilizar o que foi aprendido.
Conheça as frases padrão
A nossa vontade é de falar inglês como falamos português, de forma totalmente fluida e natural, mas especialmente no começo quando você ainda estiver se acostumando com a língua, isso não será possível. Não tenha medo de repetir frases prontas. Parece mecânico, mas isso vai te ajudar muito a ter mais desenvoltura com a língua.
Grave-se
Você já ouviu a sua voz em uma mensagem de áudio ou vídeo e achou ela esquisita ou então percebeu que usa alguma palavra o tempo todo (por exemplo: né?). Pois é! Nós temos uma percepção bem diferente do que as outras pessoas têm por isso é muito importante que você saiba como você soa em inglês para garantir que será compreendido.
Não se preocupe com o sotaque
Qual é o seu objetivo em melhorar a sua habilidade de speaking? Imagino que seja para se comunicar e se fazer entender nessa língua estrangeira. Veja que entendimento nada tem a ver com sotaque. Quantos estrangeiros você conhece que moram no Brasil há muitos anos e se comunicam perfeitamente em português mesmo tendo sotaque?
O seu sotaque nada mais é do que a sua impressão digital na língua estrangeira.
Erre
Eu sei que essa é a última coisa que todo mundo quer fazer, mas vamos a um exemplo. O seu professor acabou de te ensinar sobre passado e você entendeu todas as explicações e todos os exemplos; isso não significa que você sabe usá-lo. Quando você for para casa e começar a realizar a sua homework, muitas dúvidas e erros vão acontecer mesmo tendo entendido o que o seu professor disse, mas isso te dá a oportunidade de questionar o professor e receber mais exemplos para que você finalmente seja capaz de usar aquela estrutura. E isso não acontece só com línguas, ou você acha que Usain Bolt já bateu recordes no seu primeiro treino?
Guarde os seus segredos em inglês
Quer praticar mais em inglês e não sabe por onde começar? Comece por você. Você pode criar um diário escrito no início para se habituar ao desenvolvimento de ideias em outro idioma. Quando se sentir confortável, pode começar a realizar os seus relatos diários de maneira falada. É muito importante que você grave e se ouça para saber onde está errando.
Pratique!
Todos os passos anteriores vão te preparar para este momento. Pratique! Encontre um parceiro com quem você possa conversar em inglês ou então busque ajuda de um professor! Ele será capaz de dar feedback sobre o seu desempenho além de outras sugestões de como melhorar.
E se você não sabe onde encontrar bons professores, entre em contato com a Plano A Cursos Online. Aqui as aulas são planejadas para que você atinja seus objetivos no menor tempo possível.
Professora de inglês e alemão, abraçadora de cachorros e Friends é melhor que How I Met Your Mother. Formada em Letras, atua como professora desde 2004; ama aprender sobre outras culturas e discutir ideias que podem mudar o mundo.