É muito comum encontrar quem estude inglês e ainda assim tenha uma certa dificuldade em reter palavras ou termos novos. É ainda mais comum que essas mesmas pessoas não saibam por onde começar para operar uma mudança nisso!
Primeiro de tudo é bom ressaltar que estudar um idioma, assim como estudar qualquer outra coisa que seja, vai exigir dedicação e muita disciplina ainda mais no que demandar memória, porque sabe como é, né? Vocabulário é toda uma questão de memória associada a prática!
E é por isso que a Plano A veio aqui trazer umas diquinhas pra você incorporar mais palavras ao seu repertório e sair usando por aí!
1) Tome notas contextualizadas
Usando aplicativos como o Plemorize , que é basicamente um caderno de anotações para novos termos em que você insere a palavra, sua definição e uso numa sentença, você pode memorizar melhor, uma vez que pode criar sentenças que fazem sentido pra você. Você pode até mesmo anexar uma foto (talvez de uma cena de um filme ou seriado) que pode ajudar na fixação daquela palavra na sua memória. O importante é ater-se ao fato de que não basta tomar notas, essas notas têm que estar num contexto. E além disso, esse contexto tem que fazer sentido pra você!
2) Una o novo ao velho
Vamos a um exemplo prático: você já decorou como se fala “reunião” em inglês (“meeting”). Agora, enquanto assistia a um seriado, você viu um ator usando o termo “set up” para “marcar” (no sentido de “agendar”).
Então, meu bem, é hora de unir o novo ao velho: “I need to set up a meeting for tomorrow morning”. Essa frase pode muito bem ser montada na sua cabeça, mas deve ser anotada em algum lugar para dar ao seu cérebro mais uma oportunidade de fixar!
É importante que o que você já tem fixo no seu repertório seja constantemente usado para não sumir e adicionado a novos termos para ampliar o que você consegue falar e em quais contextos.
3) Repetição
Para aqueles momentos em que você tem um tempinho livre em que você pode despender jogando um game simples e direto, apps como o Lexilize podem ser muito úteis. Ele é um app que cria flashcards (cartas) em que de um lado você tem um idioma e do outro você tem o idioma que quer aprender. É ótimo para você passar um tempinho vendo e revendo as palavras para fixar!
Ainda falando sobre repetição, uma outra boa forma é, ao ver uma nova palavra ou expressão num seriado ou filme, você pode repeti-la algumas vezes e já trabalha também a pronúncia. Um grande aliado nesse processo é o Youglish que é um site que procura uma determinada palavra (à sua escolha) em diversos vídeos diferentes (em sotaques diferentes, também) para você encontrar com aquela mesma palavra algumas vezes até fixar!
4) Use a palavra nova assim que puder!
Assim que for conversar com alguém pela próxima vez, tente encaixar aquela palavra no que estiver falando para já praticar! Nada de ter medo: é assim que ela assenta na nossa memória a ponto de se tornar natural o suficiente para voltar a acontecer na nossa produção! Dê uma chance e veja como é mágico!
Essas dicas são melhor aproveitadas em conjunto com estudos regulares de inglês para já juntar dicas de estrutura e nisso a Plano A pode super te ajudar! Você já conhece as nossas soluções? Clique e venha conhecer uma nova forma de aprender!