É possível aprender inglês com Duolingo?

28 de Maio, 14H20

Quem nunca decidiu que iria começar a usar Duolingo para aprender um novo idioma que atire o primeiro dicionário! Por se tratar de um aplicativo gratuito (e extremamente popular), essa acaba sendo uma prática bem comum. Mas será que funciona mesmo? Bora conversar sobre isso!

O que é o Duolingo?

Duolingo é uma plataforma de aprendizado de idiomas que usa gamificação para tornar o processo muito mais divertido e envolvente. A proposta do app é que você tenha uma prática pequena porém constante. Para aprender efetivamente com Duolingo, é necessário comprometimento e disciplina.

Pontos positivos

Duolingo é um recurso útil para aprender um novo idioma. Apesar de haver muitas coisas legais na versão paga, é super possível utilizar a versão gratuita de maneira satisfatória.

A corujinha verde, mascote e símbolo do aplicativo, sempre te lembra de fazer as atividades para que você consiga manter a constância de estudos.

Além disso, por se tratar de uma proposta gamificada de estudos, é uma ótima forma de utilizar seu tempo na sala de espera do médico, enquanto seu café fica pronto, no ônibus, a caminho da escola ou trabalho, etc.

Ah, e não posso deixar de comentar da infinidade de opções de línguas disponíveis no aplicativo! Eu mesma utilizei a plataforma pra aprender húngaro, mas já já te conto mais sobre isso.

Pontos de atenção

Apesar de suas vantagens, nem tudo são flores. O Duolingo tem algumas desvantagens, como a falta de interação com professores, a ausência de aulas de conversação e a falta de explicações sobre o uso gramatical da língua aprendida. As vozes geradas por computador também deixam a desejar, pois não são de professores ou falantes nativos.

É importante lembrar que nenhum método ou plataforma pode substituir completamente o processo de aprendizado que ocorre através da prática diária, da interação com falantes reais, e da exposição constante ao idioma em diferentes contextos. O uso de uma ou mais plataformas de aprendizado deve ser complementado por estudo independente, prática de conversação, e uso do idioma no dia-a-dia.

Minha experiência com o Duolingo

Lembra que eu comentei que tentei aprender húngaro pelo Duolingo? Pois é. Eu queria testar a plataforma para ter a mesma experiência que um aluno iniciante de inglês teria. Porém eu já falo inglês, alemão e espanhol; também entendo alguma coisa de italiano e francês.

Meu sonho sempre foi aprender russo, mas queria testar com uma língua que eu não conhecesse absolutamente nada e que tivesse o mesmo alfabeto que o nosso, por isso escolhi o húngaro.

Fiz aulas durante todos os dias ao longo de um mês. No começo, fazia tudo diretamente no aplicativo, no entanto, estava achando bem difícil, por isso comecei a anotar as coisas num caderninho.

Eu também aprendi diversas palavrinhas e conseguia realizar as atividades propostas, maaaaaasssss ficava extremamente frustrada porque tinha dúvidas e não tinha para quem perguntar. Sim, a comunidade de alunos pode te ajudar, mas imagino que todos ali estivessem no mesmo barco que eu, né.

O meu objetivo (como da maioria dos alunos) é falar, e eu definitivamente não cheguei nem perto de começar a desenvolver essa habilidade através do app.

Resumindo

Em suma, o Duolingo é um excelente recurso para aprender um novo idioma, especialmente para aquisição de vocabulário e reforço de estruturas gramaticais. mas ele não deve ser a única ferramenta usada. Uma abordagem equilibrada e variada para o aprendizado de idiomas, que inclui tanto o uso de plataformas digitais quanto a prática em situações da vida real, é o que vai te levar de verdade ao encontro da fluência.

Agora que você já sabe que o Duolingo pode sim ser uma boa ferramenta, que tal aliar o app a aulas ao vivo e personalizadas para os seus objetivos? Entra em contato com a Plano A pra saber mais.