Que atire a primeira pedra quem nunca começou janeiro fazendo aquela lista de objetivos para o ano e percebeu em maio que não alcançaria nenhuma das metas; ou então quem iniciou um curso de inglês e prometeu que estudaria uma hora por dia TODOS OS DIAS e duas semanas depois já tinha abandonado a missão.
Mas isso não precisa ser assim. Há formas de conseguirmos – de fato – atingir um objetivo sem sofrer.
Por que eu preciso de metas?
Sêneca (filósofo romano) já dizia “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”, ou seja, se não houver um objetivo claro para onde estamos rumando, dificilmente vamos chegar aonde queremos.
Para ilustrar melhor, observe duas formas de se propor uma tarefa:
“Estudar inglês”
Essa frase diz muito pouco do que deve ser feito de fato ou quanto tempo vai demorar para que a tarefa seja concluída.
“Reler anotações sobre Simple Past, assistir ao vídeo sugerido pelo professor anotando os verbos no passado, pesquisar o vocabulário necessário e escrever uma entrada de diário falando sobre o meu dia”
Agora sim temos algo mais concreto, sabemos exatamente o que devemos fazer e por que estamos fazendo isso.
Como posso definir metas de estudo eficientes?
Peter Drucker desenvolveu uma ferramenta muito interessante conhecida pelo acrônimo SMART que é atualmente bastante utilizada em sessões de Coaching. A sigla significa:
Specific – o objetivo deve ser específico; quanto mais detalhes você tiver do que pretende alcançar, mais concreto e importante esse objetivo será pra você.
Measurable – mensurável; precisamos estabelecer pequenos marcos ao longo do caminho para podermos avaliar se estamos de fato caminhando na direção certa.
Achievable – atingível, realista. É muito importante termos metas ousadas, porém dentro de uma realidade possível.
Relevant – relevante. A sua meta deve fazer sentido para você e seus objetivos pessoais ou profissionais.
Time-limited – com prazo estabelecido. O seu objetivo precisa ter uma data para ser alcançado.
O método SMART pode, e deve, ser utilizado para definir seus objetivos gerais em relação ao inglês bem como para tarefas pontuais. Pensando no exemplo utilizado anteriormente sobre Simple Past, veja como ele se encaixa nesse método:
- S – conseguir falar sobre acontecimentos da minha vida em inglês.
- M – reler anotações, assistir a vídeo, pesquisar vocabulário, escrever entrada de diário.
- A – dentro dos meus conhecimentos de inglês, é possível escrever um texto curto relatando o meu cotidiano.
- R – faz sentido eu aprender isso para, no futuro, conseguir relatar ao meu chefe o que venho desempenhando na empresa.
- T – uma semana (até a minha próxima aula de inglês).
E se eu não conseguir cumprir as metas?
Lembre-se que as metas devem sempre ser definidas de modo a te ajudar. Caso você não esteja conseguindo cumpri-las, é essencial reavaliar para descobrir o que não funcionou.
- Não tive tempo: seja sincero, se você passou pelo menos 10 minutos nas redes sociais, conseguiu assistir algum filme ou série, encontrou amigos ou foi à academia, você teve tempo sim, o que faltou foi a motivação necessária para escolher estudar inglês. Reveja/repense os passos S (specific) e R (relevant).
- Não consegui realizar tudo: talvez você tenha sido muito ambicioso nos passos M (measurable) ou T (time-limited). Exclua atividades ou aumente o prazo de entrega.
- Achei muito difícil: possivelmente você se colocou uma meta que está muito além dos seus conhecimentos atuais no tópico A (achievable). Você pode revisar temas anteriores, refazer exercícios ou pedir ajuda de alguém para atingir o seu objetivo.
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