Eu tenho certeza de que você conhece alguém que disse que nunca estudou inglês, e o que sabe é por conta de séries, filmes, música ou mesmo videogames, certo?
E, ainda mais chocante, é notar que a pessoa manja bastante de inglês, não é?
Pois bem, isso de fato acontece e podemos explicar como acontece de uma forma muito resumida e simples: imersão.
A maior parte dos videogames atuais (e nem tão atuais assim) conta com uma história de fundo tanto para situar o jogador quanto para apresentar, de forma lógica, os acontecimentos do jogo como um todo.
Ao propor essa história, os desenvolvedores de jogos estão buscando uma imersão completa do jogador para que ele crie laços mais fortes com o jogo do que simplesmente o “ato de jogar”: é se envolver, é participar, é entrar na história!
Esse é o conceito de imersão: é envolver-se com que está fazendo completamente.
Ok, mas o que essa tal de imersão tem a ver com aprender inglês?
Completamente tudo!
Se formos transportar isso para um contexto de aquisição de uma língua, é como ir morar num país que não fala qualquer outra língua a não ser aquela que você está disposto a aprender. E aí, galera, é falar pra sobreviver! Estar coberto pelo idioma da cabeça aos pés até ele começar a ser uma ferramenta automática para você.
Além desse fator, tem o vocabulário que você adquire mesmo sem perceber. Para não ser muito abstrata na minha explicação, vou focar num único tipo de jogo: FPS (First Person Shooting) ou também conhecido como “jogo de tiro em primeira pessoa”.
Logo ao começar o jogo, você já tem um ligeiro tutorial dos comandos:
- Sprint – Dar um pique (é mais que correr, é correr muito rápido);
- Duck – Abaixar-se;
- Aim – Mirar;
- Zoom in/out – Aproximar ou Afastar a câmera;
- Take Cover – Proteger-se (com alguma coisa, geralmente pilastras ou paredes).
E vou contar um segredinho: foi assim que eu descobri esses verbos! O simples ato de associar o que está escrito à ação já é uma senhora lição de inglês!
As personagens do jogo conversam entre si e, na maior parte dos jogos, existe uma opção de legendar esses diálogos. Essa é uma grande oportunidade de prestar atenção no que é dito e arrancar expressões ou formas úteis de se expressar. Um exemplo: