Já se foi o tempo em que o professor entrava na sala de aula, transmitia seu conhecimento aos alunos, estes absorviam e reproduziram exatamente da forma que aprenderam numa prova escrita. As técnicas de aprendizagem evoluíram muito. É claro que essa abordagem ainda é amplamente utilizada por diversos motivos, entre eles a dificuldade em manejar turmas muito grandes. No caso de escolas de idiomas, esse problema é praticamente inexistente, portanto, temos mais liberdade de tentar e aplicar novas metodologias.
Aprender uma língua é diferente de qualquer outro aprendizado devido à sua natureza social e comunicativa. A aquisição de um outro idioma envolve comunicação com outras pessoas e isso é muito particular, pois cada aluno(a) organiza seu mundo de uma maneira única.
Uma forma de ensinar muito interessante é através da abordagem comunicativa, mas o que isso significa na prática? Hoje vamos discutir alguns tópicos principais desta abordagem.
O que é Abordagem Comunicativa?
Durante a década de 90, as aulas de língua estrangeira passaram a ser focadas na habilidade de comunicação e os professores(as) deveriam buscar métodos nos quais os alunos(as) estivessem mais expostos ao input, ou seja, receber conteúdo na língua-alvo de diversas fontes.
Nesse método, a aprendizagem é centrada no aluno(a), não só em termos de conteúdo mas também nas técnicas usadas em sala de aula. O professor(a) tem o papel de orientar, sendo um mediador(a) entre o aluno(a) e o que ele quer aprender. O aluno(a) é responsável pela própria aprendizagem e ele(a) é encorajado a ter momentos de aprendizado com e sem a ajuda de um professor(a) para que desenvolva sua competência comunicativa.
O que é Competência Comunicativa?
Este termo da Linguística se refere a um conhecimento global do falante, como a sintaxe, morfologia, fonologia bem como o conhecimento social sobre quando e como utilizar expressões de forma adequada.
Por que essa Abordagem funciona?
Os métodos comunicativos têm foco no sentido e na interação entre indivíduos através da língua estrangeira. São cinco as características principais da abordagem comunicativa:
- ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua-alvo;
- introdução de textos autênticos na situação da aprendizagem;
- a provisão de oportunidades para os alunos, não somente na linguagem, mas também no processo de sua aprendizagem;
- intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para aprendizagem em sala de aula;
- uma tentativa de ligar a aprendizagem da linguagem em sala de aula com ativação da linguagem fora da sala de aula.
Mas e a gramática?
O foco da abordagem comunicativa é no resultado, ou seja, na transmissão da mensagem de maneira satisfatória. Para que isso aconteça, as aulas são planejadas de modo a desenvolver uma habilidade, como por exemplo “pedir comida num restaurante”. A aula será bem sucedida se, ao final dela, o aluno conseguir realizar esta tarefa. Para que isso seja possível, o aluno deverá conseguir usar algumas estruturas gramaticais de apoio, como “would like”. Veja que a gramática funciona como meio e não como fim.
Isso quer dizer que a gramática faz parte dos elementos que o aluno tem à disposição para construir sua habilidade de comunicação em um novo idioma, mas ela é sempre aplicada de maneira prática.
Voltando ao exemplo, o aluno deve saber utilizar “would like” para pedir comida num restaurante. No entanto, de nada vai ajudá-lo se ele souber que esse verbo está no futuro do pretérito e que este tempo verbal também é utilizado em condicionais.
Aqui na Plano A, utilizamos este método associado a outras técnicas, para oferecer um conhecimento amplo e sólido aos nossos alunos. Além disso, oferecemos auxílio dentro e fora de sala de aula para que os alunos consigam evoluir e atingir todos os seus objetivos comunicativos. Para mais informações, vem bater um papo com a gente!