É fato que muitos alunos que começam a trilhar o aprendizado do inglês têm medo de pronunciar algo errado em aula. Seja na frente de outros colegas seja para o próprio professor.
Nós, Fernanda e Alessandra, já estivemos no lugar desses alunos e, como professoras, não se atentar a isso quando parte dos nossos alunos é no mínimo uma grande desatenção já que esse é um dos fatores que mais pode jogar contra o desenvolvimento dos alunos.
Mas como isso?
Simples! Em cursos cuja abordagem é comunicativa (como os nossos), é essencial que o aluno produza oralmente para que se tenha uma visão clara tanto do andamento do curso para o aluno quanto de suas dificuldades. Estando o aluno desconfortável para produzir, não somos capazes de ter esses filtros e não os tendo o desenvolvimento estagna e logo bate o desânimo no aluno que só consegue pensar “Eu não estou saindo do lugar com esse curso”.
A fim de evitar isso, trouxemos 4 dicas e dividimos em duas categorias: como desencanar da pronúncia e como trabalhar a sua pronúncia.
Como desencanar da pronúncia
Dica 1 – Pronúncia é para se fazer entender. E só.
Vamos a um exemplo bem prático; se ao ir a um restaurante você quiser uma opção de comida mais barata e você mandar um “Sheep” /shíp/ em vez de “Cheap” /tchíp/, eles podem te oferecer carne de ovelha (“sheep”).
O objetivo em falar isso é que dependendo de como você pronuncia determinadas coisas em certas situações, pode ser que não te entendam ou que entendam algo que você não quis dizer. Logo, essa é a preocupação que deve ser ter com pronúncia e não soar como um nativo, por exemplo.
Dica 2 – Afinal, o que é uma boa pronúncia?
Você já ouviu pessoas de diferentes lugares do mundo falando inglês? Se não, pare um dia e tenha a experiência de ouvir pessoas da Inglaterra, Austrália e Índia falando inglês.
Nós, como aprendizes de inglês, somos extremamente críticos com a qualidade do nosso e do inglês dos outros, logo você certamente pensará: “Nossa, que sotaque pesado. Que pronúncia estranha!” para qualquer um dessas três nacionalidades. Porém, se você parar pra pensar, essas três nacionalidades têm o inglês como uma de suas línguas oficiais, ao contrário de nós. Então, o que a gente considera como “boa pronúncia” é boa de fato?
Focar no que é inteligível é muito mais fácil de determinar e infinitamente menos subjetivo!
Como trabalhar a pronúncia
Dica 3 – Ouça e repita. Dezenas de vezes!
Ao ver um seriado ou filme, pegue trechos significativos (como expressões ou mesmo ditados populares), dê pause no vídeo e repita em voz alta. Então, volte e repita mais e mais vezes até ter um som mais parecido possível.
É importante ressaltar aqui que existem palavras que pronunciamos de uma maneira que não é bem a que usam lá fora. Por exemplo, a palavra “again”. É comum que falemos /aguêin/ com o “a” inicial bem aberto e pronunciado, mas a verdade é que esse “a” mal aparece e provoca um som mais baixo e discreto: /ãguêin/. Essas palavras são as que merecem mais atenção, caso queira soar mais como nativo!
Dica 4 – Use o recurso de “Digitação por voz” em inglês.
Caso você não tenha com quem praticar a sua pronúncia, trago aqui uma ferramenta muito pouco utilizada, mas que deveria ser super difundida: usar o recurso de digitação por voz do seu celular. Para isso, você terá que habilitar seu teclado para receber inglês nas configurações de teclado e idioma e então usar esse recurso. Esse recurso será bem direto: caso você esteja pronunciando uma palavra de outra forma que não a adequada, ele simplesmente tentará adivinhar baseado no som que emitiu e você terá um feedback instantâneo!
E aí, curtiu as dicas?
A Plano A defende que você se comunique sempre seja da maneira que for, porque o importante é por em prática tudo o que aprendeu e se fazer entender! Caso queira mais dicas e orientações, entre em contato com a gente!