Títulos de mestrado e doutorado são úteis no mercado de trabalho? 

23 de Fevereiro, 09H37

Se você busca se especializar para melhorar suas chances no mercado de trabalho, então a coisa certa a fazer é escolher um curso de MBA.

Mas será mesmo?

A ideia de que cursos stricto sensu, como mestrado e doutorado, são feitos somente por quem gostaria de seguir carreira acadêmica enquanto que os cursos lato sensu, como MBA, seriam voltados ao mercado de trabalho é muito disseminada, apesar de ser incorreta.

Apesar de muito bom para o currículo, o MBA não é mais um diferencial no mercado de trabalho. De acordo com pesquisa da consultoria Produtive, quase 70% dos executivos possuem um ou mais certificados desse tipo.

Devido à ampla oferta de profissionais com formação similar, “hoje, as empresas têm se voltado para profissionais com mestrado e doutorado, porque são mais exigentes, densos e profundos do ponto de vista teórico”, diz Rafael Souto, presidente da Produtive.

Profissionais com formação stricto sensu ainda são escassos no mercado de trabalho, representando apenas 6,5% dos entrevistados na pesquisa. No entanto, são eles que têm os maiores salários. Listamos abaixo a média salarial de cada formação.

  • Sem graduação – 2.449,00
  • Graduação – 6.096,00
  • Uma pós-graduação (lato sensu) – 10.620,00
  • Mais de uma pós-graduação (lato sensu) – 14.989,00
  • Mestrado e/ou doutorado (stricto sensu) – 17.561,00

Embora os diplomas de mestrado e doutorado tenham um grande impacto na média salarial, vale lembrar que outros fatores sempre serão considerados pela empresa, como experiência profissional e outros connhecimentos específicos como idiomas estrangeiros.

Aliás, dominar um outro idioma é obrigatório para quem quer um diploma de mestrado ou doutorado..

Se você precisa de uma ajuda com os seus conhecimentos de inglês, entre em contato com a Plano A que a gente te ajuda.


Fontes: