Muitas pessoas conseguem ler e entender textos em inglês com certa facilidade, desde que sejam de um tema que essa pessoa domine.
Por exemplo: praticamente todo mundo da área acadêmica precisa ler artigos e pesquisas em inglês, sabendo OU NÃO falar inglês!
Mas como é que eles conseguem fazer isso? Quando você entende como funciona a estrutura básica de uma língua, o único entrave vai ser vocabulário – então se o texto for da sua área, fica fácil, pois o vocabulário técnico não vai ser novidade.
Agora presta muita atenção porque vamos falar justamente da estrutura mais básica da língua inglesa. Sigam-me os bons!
A frase
Aqui vale uma explicação rápida: o que é uma frase?
Uma frase ou sentença é um conjunto de palavras que transmite uma ideia completa. Para ficar mais fácil, veja esse exemplo:
“He went” (ele foi) não é uma frase, porque falta uma informação importante para eu entender o que você quer dizer; falta você me dizer “aonde” ele foi. Dizer “He went to the supermarket” (ele foi ao supermercado) transmite uma mensagem completa, ou seja, temos uma frase aí.
É claro que você pode dar informações extras, como “He went to the supermarket at 9am” (ele foi ao mercado às 9 horas da manhã), mas o mínimo para eu conseguir compreender já estava disponível antes.
A estrutura
A língua inglesa tem uma estrutura relativamente simples e bastante fixa, mas é claro que existem exceções. Vamos deixar as exceções para outro dia, ok?
Então olha só como 95% das frases afirmativas em inglês são formadas:
Como você viu, as frases possuem três grandes blocos: o Sujeito (ou ator), o Verbo (ou ação) e o Objeto (ou complemento). As posições de Sujeito e Verbo são obrigatoriamente preenchidas; já o complemento, depende da frase. Por exemplo: “Her daughter was born” (a filha dela nasceu) é uma frase completa, ou seja, não precisa de complemento.
Olha esse exemplo:
O truque
Como fazer então para entender (quase) qualquer frase?
A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar o Verbo da frase e, o que vier antes na frase, provavelmente será o Sujeito.
Para exemplificar, vou usar a frase “John drives to work”.
O Verbo da frase é “drives”, ou seja, dirigir. Mas quem dirige? Ao fazer essa pergunta, você está buscando o Sujeito da frase. Nesse caso, a resposta é John. então já sabemos que “John dirige”.
Com esses dois pedaços da frase já é possível ter uma ideia do que ela quer dizer, mas ainda falta um trecho, e essa informação depende do Verbo.
Se você tem uma frase que começa com “Ellen wanted” (Ellen quis/queria), a próxima informação, ou seja, o Objeto da frase seria “o quê”. Se a frase começa com “my parents are flying” (meus pais vão viajar), o complemento é “para onde”.
Voltando ao exemplo, qual seria a informação que devemos esperar para entender a frase “John dirige”? O complemento pode ser “o quê”, “para onde”, “com que frequência”… ao observar a frase, notamos que “work” seria um lugar, portanto, a frase ficaria “ John dirige para o trabalho”.
Da próxima vez que precisar ler algum texto em inglês, tente essa dica e depois me conta o que achou!
Agora que você já conhece a estrutura para entender (quase) todas as frases em inglês, que tal descobrir Como Aumentar Seu Vocabulário com esse Ebook que preparamos pra você?
Professora de inglês e alemão, abraçadora de cachorros e Friends é melhor que How I Met Your Mother. Formada em Letras, atua como professora desde 2004; ama aprender sobre outras culturas e discutir ideias que podem mudar o mundo.