O que esperar da gramática do TOEFL ITP
O TOEFL ITP, como toda prova de proficiência, é utilizado para medir os nossos conhecimentos em determinado idioma e fornecer um diploma válido para você tentar aquele intercâmbio ou mesmo para entrar num programa de pós-graduação.
Mesmo que você estude inglês ou já tenha morado fora do país, é importante lembrar que cada prova tem as suas particularidades e você precisa aprender como a prova funciona para conseguir mostrar da melhor forma possível o seu conhecimento naquele assunto.
A prova TOEFL ITP é dividida em três seções: Listening, Dtructure e Written Skills (áudio, gramática e leitura, respectivamente).
A seção de gramática é dividida em duas partes; a parte A é composta por 15 questões de múltipla escolha. A parte B contém 25 frases com algum tipo de erro gramatical ou de vocabulário. Para te ajudar a conquistar aqueles pontinhos a mais na prova, selecionamos aqui os temas mais recorrentes na seção de gramática.
Uma vez que você saiba o que cai na prova, não haverá surpresas pois a estrutura em si é sempre a mesma. A seção de gramática testa o conhecimento de vários tópicos gramaticais aos quais chamamos carinhosamente de “problemas”. Nesse post vamos levantar os problemas mais comuns. Se você quiser que a gente explique algum tópico de forma mais aprofundada, pode pedir que a gente faz!
Concordância
Quem nunca se esqueceu de adicionar um “s” ao verbo que acompanha he, she ou it que atire a primeira pedra. No entanto, não ache que eles vão facilitar a sua vida com uma frase do tipo “she like apples”. Veja uma questão da prova:
Clinical psychologists, people who (A) work in one of the several (B) fields of psychology, treats (C) individuals suffering from (D) psychological distress and mental illness.
Resposta: C
Estrutura paralela
“Ao escolher um celular novo, eu busco qualidade, funcionalidades e barato“. Percebeu o erro da frase? Ao falar sobre o celular, listei três coisas que considero importantes, porém, essas “coisas” devem ser da mesma categoria; no exemplo do celular, temos, ou deveríamos ter, três substantivos (qualidade, funcionalidades e preço). No entanto usei o adjetivo “barato”, quebrando a estrutura paralela.
Quando você vir as seguintes palavras num texto, pode ter certeza que há uma estrutura paralela acontecendo: and, or, but, nor. Veja o exemplo:
The main responsibilities held (A) by cavewomen were nursing the babies (B), keeping the fire lit and to cook (C) whatever the hunters brought (D) back to the cave.
Resposta: C
Conjunções correlativas
Esse problema exige certa atenção, mas uma vez aprendido, fica fácil identificar. Basicamente, algumas conjunções podem vir em pares, e sempre que vir o primeiro elemento do par, o outro precisa aparecer em algum lugar da frase. As conjunções correlativas mais comuns são: “both…and“, “either…or“, “neither…nor“, “not only…but also” e “whether…or“.
Physical Review is not only reliable, _______ informative.
(A) but
(B) but also
(C) and also
(D) and
Resposta: B
Orações relativas
“Estou me preparando para uma prova. A prova vai me ajudar a conseguir uma bolsa. Essa bolsa exige conhecimento de inglês”.
Ok, você entendeu o que eu quis dizer, mas vamos combinar que esse monte de pontos finais deixa a leitura truncada, sem fluidez. Que tal “A prova para a qual estou me preparando vai me ajudar a conseguir uma bolsa que exige conhecimento de inglês”. Essa estrutura é chamada de oração relativa. Em inglês, ela é feita através de palavras como who, whom, which, whose e that.
No TOEFL, é possível que alguma dessas palavras esteja sendo usada de forma errada ou ainda que esteja faltando/sobrando algo na frase Olha só alguns exemplos:
Leonardo da Vinci, which (A) lived in Italy, died (B) in (C) France in 1519 (D).
Resposta: A
Comparativos e superlativos
Provavelmente você já ouviu falar disso. O comparativo é usado quando se comparam (jura?!) duas coisas e o superlativo quando não há comparação; aquela coisa é a melhor e ponto. Os problemas relacionados a isso no TOEFL se referem ao uso incorreto das estruturas ou a mistura entre elas.
The number and proportion of inferential ideas were (A) significantly highest (B) in the less structured task (C) than those in the more structured (D) one.
Resposta: B
Substantivos contáveis e incontáveis
Esse é um tópico bastante recorrente pois muitos outros problemas se originam dele, como o uso de much ou many, less ou few, a/an ou some, entre outros. Veja esse exemplo:
1. A bit contains less _________ a byte.
(A) informations than
(B) information than
(C) informations that
(D) information then
2. A sentence containing (A) two or more negative structures at once displays (B) a phenomena (C) commonly referred to as (D)“redundancy”.
Resposta: na primeira questão, a opção correta é B; a palavra information é incontável, ou seja, não pode ter plural. Na segunda questão, o erro está na palavra “phenomena”, que é a forma plural de “phenomenon”.
Bônus
Falamos sobre vários “problemas” que você pode encontrar no TOEFL ITP, mas raramente se ouve do que NÃO cai na prova, e essa é uma informação bem importante. O que você não vai ver em nenhuma das questões são erros de ortografia. Se estiver lá está correto; o seu trabalho é somente descobrir se aquela palavra está sendo usada da forma correta. Por exemplo, em inglês existe “China” e “china”; a primeira palavra é o país, a segunda significa porcelana.
Espero que essas dicas possam te ajudar a melhorar sua pontuação na prova e garantir a certificação, mas se precisar daquela ajuda extra, entre em contato com a Plano A Cursos Online. Nossos profissionais já prepararam centenas de alunos para o TOEFL ITP e podem tirar suas dúvidas.
Professora de inglês e alemão, abraçadora de cachorros e Friends é melhor que How I Met Your Mother. Formada em Letras, atua como professora desde 2004; ama aprender sobre outras culturas e discutir ideias que podem mudar o mundo.